quarta-feira, 7 de junho de 2017







OSCAR - É um super-herói pioneiro brasileiro que precisa ser resgatado

ATUALMENTE ACONTECEM DEBATES NOS EVENTOS DE
QUADRINHOS, PROTAGONIZADOS POR UMA PERSONAGEM
HISTÓRICA DESCONHECIDA, OU MESMO REDESCOBERTA.
FOI O QUE ACONTECEU EM 2005, QUANDO EU, 100 ANOS DEPOIS
DO LANÇAMENTO DA REVISTA O TICO-TICO, AO
REALIZAR A PESQUISA ICONOGRÁFICA, JUNTO AO
COLECIONADOR E ADVOGADO FÁBIO SANTORO, PARA O LIVRO
“O TICO-TICO – O CENTENÁRIO DA PRIMEIRA REVISTA EM QUADRINHOS DO BRASIL”

Oscar, historicamente deveria ser considerado o primeiro super-herói do mundo. Isso porque suas aventuras estrearam em O Tico-Tico em 1906. Enquanto o famoso Superman, só seria lançado em 1938.
O autor de Oscar foi um adolescente brasileiro que, adulto se tornaria um notório acadêmico, Gustavo Barroso.
Oscar era um príncipe e um menino com superpoderes. Coisa muito comum atualmente em centenas de personagens de quadrinhos, mangá, literatura infanto-juvenil, desenhos animados e filmes. Por todo o mundo.
Também, antes de Superman, tivemos Popeye: criado em 1928; Fantasma: criado em 1936; Mandrake: criado em 1934; Hugo Hércules: criado em 1902; Billy Bounce, the ballon boy e Professor Prestochange de 1901; Professor Hypnotiser de 1903; Samson, the strong man, de 1905, todos criados nos EUA e superpoderosos.
Décadas antes de Lanterna Verde, Oscar possuía um anel, com um brasão com símbolo pátrio, que lhe concedia seus poderes especiais. Ele podia voar e usava um uniforme especial.
Em sua aventura Oscar é um príncipe que tem seu reino invadido e tomado por um usurpador. Nosso herói adquire um anel mágico, que tem talhada a bandeira brasileira, que lhe dá superpoderes.
Oscar foi republicado integralmente em 1924 em um álbum, O Anel das Maravilhas, que até pode ser considerada uma das primeiras graphic novels do mundo, ao lado das russas, citadas por Will Eisner em seu tratado, A Arte Sequêncial.
Algumas imagens do Oscar e de seu principal inimigo aparecem timidamente no álbum histórico de luxo O Tico-Tico 100 Anos - Centenário da Primeira Revista de Quadrinhos do Brasil, da Opera Graphica Editora, de 2006.
Foi a partir de então que foram feitas uma série de conexões: Na edição da Opera Graphica o traço de Gustavo Barroso é comparado ao de Moebius. Barroso era nordestino assim como Watson Portela, artista considerado “o Moebius brasileiro”, e que assinava Barroso em algumas de suas obras. Ainda, Watson desenhou uma aventura de super-heróis em estilo mangá chamada “Dragões da Independência”. Peça publicada em 1983 na revista Robô Gigante da editora Grafipar.
ANTES DO SEU TEMPO
Oscar é um herói épico pueril. É um cavaleiro mágico, arquétipo dos heróis medievais. Destemido. Porém, por possuir superpoderes fantásticos, é um super-herói antes do tempo. Apenas os desenhos de seu autor, Gustavo Barroso, um garoto de 16 anos, em 1906, ao criar essa HQ pioneira, bastam para serem considerados obra-prima. Uma história em quadrinhos pioneira e completa é merecedora de todos os elogios e créditos.
Sua estrutura de enquadramentos, planos sequenciais, domínio de anatomia, construção de enredo, design de página, storytelling, constituem uma invenção de um gênero cuja formação engatinhava, em todo o mundo. São experimentações gráficas que à época, só o genial Winsor McCay havia apresentado, em sua série semanal icônica, Little Nemo.
Por sua vez, o menino Barroso mesmo tendo como predecessor Little Nemo, avançou com sua narrativa visual. Além de criar um roteiro de forte carga literária. Ressaltamos a imensa qualidade dos desenhos do jovem, anatômica e tecnicamente superior ao de muitos profissionais de nossas artes desenhadas de então. E mesmo futuros. Não é exagero dizer que Gustavo Barroso com seu Oscar antecipou enquadramentos e tomadas de cenas que se popularizariam nos quadrinhos anos depois, como os castelos medievais e heróis épicos de Príncipe Valente, a partir de 1936, os “quadrinhos redondos” nas páginas de Capitão América, nos anos 1940, as cultuadas narrativas repletas de legendas descritivas e dramáticas, dos quadrinhos de horror da EC Comics, na década de 1950. E ainda o fato de ele ter apresentado sequências aéreas em planos visuais que o notório Moebius viria também a explorar só na década de 1970, em sua cultuada série Arzak.
Se Oscar é ignorado como um super-herói pioneiro, o que dizer então de seu antagonista Hygino? Também surgido em 1906. Hygino é o grande vilão que mata o pai Oscar e sequestra sua irmã, Borboleta. Até então não existia supervilão fixo nas historietas. O primeiro seria Ming, em Flash Gordon, em 1934.
Pena, que continuemos a constatar que além da falta de memória histórica, os brasileiros, muitos dos meio acadêmico e formadores de opinião, da mídia especializada em quadrinhos, preconceituosamente fazem questão de ignorar nosso pioneirismo e experimentalismo. Oscar e Gustavo Barroso são penalizados por isso.
Barroso não ficou só com Oscar. Desenhou dezenas de histórias em quadrinhos institucionais. E seus desenhos realistas se igualam ao dos grandes artistas estrangeiros da década de 1930. Foi ainda responsável pela versão da mais completa História do Brasil em Quadrinhos. Escrita por ele e desenhada pelo notável Ivan Wash Rodrigues e publicada pelo venerado Adolfo Aizen, na editora Ebal, no final da década de 1950, quando os quadrinhos sofriam uma perseguição implacável das instituições moralistas e da Igreja.
Mesmo com As Aventuras de Oscar reunidas em formato de álbum especial na década de 1920. Vinte anos antes do boom dos super-heróis, quem possui tal livro, neste pais de analfabetos na cultura gráfica?
Oscar ganha ainda mais valor quando observamos que foi escrito por um jovem de 16 anos, por tratar de temas que cresceram na mídia com a fantasia de O Senhor dos Anéis, os super-heróis, a ficção científica e toda uma miscelânea narrada no estilo “Era uma vez...”, que é como se entendia as fantasias literárias em sua época.
Não podemos deixar de valorizar aqui o trabalho dos pesquisadores Rod Gonzales e Bartolomeu Lancelott Martins, que em 2015 publicaram dezenas de artigos em seus respectivos blogs, sobre o “super” Oscar.
O CRIADOR DO OSCAR
Gustavo Barroso, foi notável membro da Academia Brasileira de Letras. Seu nome completo: Gustavo Adolfo Luiz Guilherme Dodt da Cunha Barroso. Usou pseudônimos de : João do Norte, Nautilus, Jotanne e Cláudio França. Nasceu em 29 de dezembro de 1888, em Fortaleza, Ceará. Faleceu em 3 de dezembro de 1959, aos 70 anos, no Rio de Janeiro. Estreou na literatura, aos vinte e três anos, usando o pseudônimo de João do Norte, com o livro Terra de Sol, um ensaio sobre a natureza e os costumes do sertão cearense. Além dos livros publicados, escreveu e desenhou para jornais e revistas de Fortaleza e do Rio de Janeiro.
As obras de Barroso incluem 128 livros, em que aborda História, folclore, ficção, biografias, memórias, política, arqueologia, museologia, economia, crítica e ensaio, além de dicionário e poesia. Quando era deputado, Gustavo Barroso iniciou uma ação para exaltar as tradições militares do Brasil. Apresentou em 1917 um projeto de lei para resgatar as tradições do regimento do império. Em 1927 conseguiu recuperar o uniforme histórico da Guarda Imperial de honra, que ele mesmo desenhou. Historiadores relatam que Barroso usou como referência desenhos de Debret feitos no período imperial.



CRONOLOGIA DA PRÉ-HISTÓRIA DOS SUPER-HERÓIS
1863 - Spring Heeled Jack. Dá supersaltos. Folhetim. Inglaterra
1902 - Hugo Hércules, com superforça. Tira. Jornal Chicago Sunday Tribune. EUA.
1905 - Samson, o poderoso. Tem superforça. Tiras. The New York Evening Telegram. EUA.
1906 - Oscar. Tem anel mágico, superforça, é voador e usa uniforme. Brasil.
1908 - Pimpinela Escarlate. Salteador mascarado. Literatura. Inglaterra.
1912 - Tarzan. Literatura pulp. EUA.
1915 - O Espantalho. Mascarado fora da lei. Literatura. Inglaterra.
1919 - Zorro. Literatura e cinema mudo. EUA.
1928 - Popeye. Superforte. Tiras para jornais. EUA.

1930 - Fantomas (Ôgon Batto). Tem cara de caveira e vários superpoderes. “Teatro de papel”, ao vivo. Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário